Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Normas para Autores 

 Normas para preparação e submissão de artigos (revisado e aprovado pelo Conselho Editorial em 01/08/2023)
A Colloquium Humanarum aceita contribuições das diversas subáreas das Ciências Humanas, Letras e Artes que tenham intersecção com a área de Educação, nas seguintes categorias: (1) Artigo original, (2) Artigo de revisão, (3) Ensaio, (4) Resenha. 
Os artigos devem ser redigidos em português, inglês ou espanhol e estarem de acordo com as instruções abaixo apresentadas, as quais estão baseadas nas orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Autoria

Os trabalhos podem ter até quatro autores, dos quais ao menos um deve possuir titulação mínima de Doutor. Caso o artigo possua mais autores, deve ser enviada uma carta, no item informações complementares, no momento da submissão, justificando a participação e contribuição de cada um.
Todos os autores devem ter participado suficientemente da pesquisa para assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo. O crédito de autoria deve ser baseado apenas por contribuições substanciais: (i) na concepção, planejamento, execução, análise e interpretação dos resultados e (ii) na redação ou revisão do artigo de forma intelectualmente importante. A participação limitada à obtenção de fundos, coleta de dados, supervisão geral ou chefia de um grupo de pesquisa não justifica autoria.
Os trabalhos assinados representam as opiniões dos autores e são de sua inteira responsabilidade. Os artigos submetidos à Colloquium Humanarum serão passíveis de revisão linguística por revisores e relatores qualificados pelo Conselho Editorial, sem perda do crédito de autoria e do vínculo de responsabilidade do autor em relação à obra de criação intelectual.

Submissão dos artigos
A submissão de artigos deverá ser realizada por meio eletrônico no endereço

https://journal.unoeste.br/index.php/ch.

No momento da submissão deve ser encaminhada uma carta, com as informações sobre os autores do artigo. Será observado o intervalo de um ano entre a publicação de um texto escrito por um autor e o início de um novo processo de submissão pelo mesmo.
Ao submeter um artigo à Colloquium Humanarum, os autores automaticamente declaram estar cientes e de acordo com as seguintes condições:

  • o artigo foi elaborado com base em preceitos de integridade científica e ética;
  • o artigo é original, não está em avaliação e nem será submetido para publicação em outros periódicos enquanto estiver sob avaliação da Colloquium Humanarum e também depois de sua publicação;
  • foi removida a autoria do arquivo garantindo, dessa forma, o critério de anonimato dos textos submetidos;
  • os autores são responsáveis pela veracidade das informações, pela correção ortográfica e gramatical e pelas adequações às normas da revista e da ABNT. Todos os autores concordam com a publicação do artigo e declaram que não há conflito de interesses de qualquer natureza;
  • em caso de aprovação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais de publicação do artigo à Colloquium Humanarum;
  • o artigo deve estar em formato Word (.doc), estando as tabelas, figuras (.xls ou .jpg), desenhos esquemáticos (.jpg) ou fotos (.jpg) com seus títulos e legendas já inseridos em seus respectivos locais no texto;
  • para melhor adequação gramatical e às normas da ABNT, quanto da aprovação do artigo, no momento da revisão final, devem ser encaminhadas declarações de profissionais que comprovem a realização de revisão ortográfica, gramatical e linguística e das normas da ABNT;
  • para melhor adequação da análise estatística e apresentação dos resultados, os editores sugerem a procura de um profissional para realização das análises e orientações neste aspecto específico.

Processo de avaliação
Todos os artigos submetidos à Colloquium Humanarum que estiverem de acordo com as “Diretrizes para autores” e com a política editorial da revista serão analisados pelo Conselho Editorial quanto ao seu mérito e adequação científica. A partir da aprovação inicial, o artigo é encaminhado a dois avaliadores externos de reconhecida competência no assunto para seu parecer (peer review), cujo anonimato é garantido durante todo o processo de julgamento. O artigo será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do material será do Conselho Editorial da Revista. As sugestões dos avaliadores são consideradas e a decisão final sobre a aceitação ou rejeição do artigo fica sob responsabilidade dos Editores.

Trabalhos aceitos 
Todo artigo publicado torna-se propriedade da Colloquium Humanarum e não poderá ser reproduzido, republicado ou divulgado por meio eletrônico sem autorização. Os autores, após a aceitação do seu artigo para publicação, transferem automaticamente seus direitos autorais (copyright) à Colloquium Humanarum. Em virtude de este periódico ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Por razões editoriais, os Editores reservam-se o direito de proceder a pequenas modificações gráficas ou redacionais no texto, sem interferir em seu conteúdo. Os autores ficam cientes das modificações (quando houver) na oportunidade de rever as provas, antes da publicação.


Elaboração dos Trabalhos

No momento da elaboração dos trabalhos, considerar o template para as quatro categorias, a saber: (1) Artigo original, (2) Artigo de revisão, (3) Ensaio, (4) Resenha.

 

  1. Artigo original
    É uma contribuição científica destinada a divulgar resultados inéditos de pesquisa que não tenham sido publicados ou submetidos em outros meios de divulgação.
    O artigo deve ser digitado usando fonte Calibri 11, formatado em papel A4 (212 x 297 mm) com 2,0 cm de margens de tabulação e de 1,25 cm para marcação do início de cada parágrafo. Deve ter a extensão mínima de 15 e máxima de 25 páginas e conter s seguintes seções: Títulos, Resumos e Palavras-chave (português, inglês e espanhol); Texto completo, incluindo tabelas e figuras com seus respectivos títulos e legendas, Agradecimentos e Referências. As páginas devem ser numeradas consecutivamente começando com a página título.

    1.1 Página de Títulos, Resumos e Palavras-chave 
    Deve ser digitada com espaçamento entre linhas simples e apresentar: Título do artigo com até 20 palavras em caixa alta e alinhado à esquerda; Resumo em parágrafo único contendo entre 200 e 250 palavras, contendo a síntese do Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusões (estes subtítulos não devem ser escritos) e palavras-chave (até cinco, separadas por ponto e vírgula, somente a primeira letra de cada uma maiúscula). Esses elementos devem ser apresentados em português, inglês e espanhol. 
    Nesta página e também ao longo do artigo não devem ser colocados nomes dos autores e afiliação institucional, nem qualquer referência ao endereço ou e-mail dos autores. A identificação dos autores e de suas afiliações institucionais é realizada no momento do cadastramento e submissão do artigo no Sistema.

 

1.2 Texto completo
Deve ser digitado em espaçamento 1,5 entre linhas, dividido nas seguintes seções: (A) Introdução, (B) Delineamento Metodológico, (C) Resultados e Discussão, (D) Conclusões. Esses títulos devem ser escritos com letras maiúsculas, em negrito, alinhados à esquerda e poderão ser alterados, conforme os eixos de análise utilizados pelos autores. Os subtítulos também devem estar alinhados à esquerda, em negrito, mas somente com a primeira letra maiúscula.
- Introdução: deve conter uma revisão sucinta do assunto, que seja suficiente para sua contextualização. Também uma justificativa com a relevância científica do estudo e os objetivos, no último parágrafo. Deve-se evitar a inclusão de resultados ou conclusões do estudo a ser apresentado. 
- Delineamento metodológico: deve conter uma descrição do objeto de estudo ou da casuística com indicação de que o estudo foi aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa onde o estudo foi realizado, quando for o caso, seguindo as orientações do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) baseadas na Declaração de Helsinque.

Deve conter, também, a descrição dos métodos empregados com detalhes técnicos suficientes dos procedimentos que possam permitir a reprodução do estudo apresentado. Métodos amplamente estabelecidos podem ser apenas mencionados, desde que estejam acompanhados da citação da referência com sua descrição detalhada. O tipo de análise realizada nos dados, assim como os métodos estatísticos utilizados, devem ser descritos com detalhes suficientes para permitir a avaliação da adequação, de acordo com os objetivos e metodologia propostos.
- Resultados e Discussão: devem ser apresentados em sequência lógica no texto, articular as análises com literaturas clássicas e atuais da área (recomenda-se que pelo menos metade das obras tenham sido publicadas nos últimos dez anos), além de salientar a contribuição da pesquisa. Recomenda-se evitar a repetição de dados apresentados em tabelas ou ilustrações. 
Tabelas
Devem ser mencionadas próximo e anteriormente à sua exibição, precedidas por um título conciso que dê a ideia clara dos dados que são apresentados e numeradas em arábico na sequência de seu aparecimento no texto. Cada tabela deve ser apresentada e digitada em espaço simples e suas linhas verticais não devem ficar visíveis. A identificação da fonte dos dados apresentados bem como a definição de abreviaturas ou indicação de diferenças estatisticamente significantes, caso estejam presentes, devem ser colocadas logo abaixo da tabela. 
Figuras
Incluem gráficos, desenhos esquemáticos e figuras (desenhos, gravuras, mapas, quadros e fotografias). Devem ser numeradas em arábico na sequência de seu aparecimento no texto. O título deve ser colocado na parte superior, enquanto a fonte, bem como a definição de abreviaturas ou indicação de diferenças estatisticamente significantes, deve estar na parte imediatamente inferior.

Após sua preparação original, os arquivos devem ser convertidos nos seguintes formatos: figuras (.xls ou .jpg), desenhos esquemáticos (.jpg) e fotos (.jpg – podem ser coloridas), sendo inseridas em seus locais no texto. As letras, os números e os símbolos inseridos nas figuras devem ser claros e de tamanho suficiente para serem legíveis, mesmo após redução (se necessária) para publicação.

- Conclusões:  Deve-se ressaltar as implicações dos achados científicos, suas limitações e mesmo recomendações para estudos futuros. No final desta seção deve haver uma síntese das conclusões do(s) autor(es).

 

1.3 Agradecimentos
Nesta seção podem ser incluídos: (i) contribuições que necessitem agradecimentos, mas não justifiquem autoria, (ii) agradecimentos a auxílio técnico, financeiro e material, incluindo auxílio governamental e/ou de laboratórios. Deve obrigatoriamente ser incluída uma menção sobre Conflito de Interesse descrevendo colaborações financeiras que possam representar potencial conflito de interesse e/ou declarar a inexistência de conflito de interesse (ver exemplo abaixo) que possa interferir na imparcialidade do trabalho científico.
Declaração a ser colocada quando da inexistência de Conflito de Interesse:
Os autores declaram não haver qualquer potencial conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade deste trabalho científico. 

1.4 Referências

As referências serão editadas nas últimas páginas do artigo, organizadas em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023 de 2018), citando todos os autores e colocando os nomes completos dos periódicos.
A exatidão das referências constantes da listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do autor.
Todas as páginas de internet (homepages ou endereços URL), citadas nas referências, devem estar corretas e ativas para permitir o acesso pelos interessados. Trabalhos aceitos, mas ainda não publicados, podem ser incluídos, fornecendo-se o nome do periódico seguido do ano e da informação (no prelo).
Para artigos que possuem identificador digital (DOI - Digital Object Identifier), é necessário inseri-lo na referência, conforme o exemplo abaixo.

SILVA, Antônio Augusto Moura da. Intervenções precoces para a redução de vulnerabilidades e melhora do desenvolvimento infantil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, n. 3, p. 1-3, mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00030519. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/6HMCkf9WTSy7YLVbjWkmPgf/?lang=pt#. Acesso em: 31 jul. 2023.

Seguem abaixo as regras de entrada autoral:

  • Apenas um autor
    ECO, Umberto (sobrenome simples)
    CASTELO BRANCO, Humberto (sobrenome composto)
    MOREIRA JUNIOR, Sebastião (sobrenome de família)

    Mais de um autor
    Mencionam-se todos os nomes, na ordem que aparecem na publicação, separados por ponto e vírgula.
    PRETTO, Nelson de Luca; PASSO, Maria Sigmar Coutinho

 

  • Obra constituída por vários trabalhos ou contribuição de vários autores
    Entrar pelo responsável intelectual com maior destaque (organizador, coordenador, tradutor, editor, etc).
    PIMENTA, Selma Garrido (org.)

    Obra sem autoria
    A entrada é feita pelo título, colocando-se todas as letras da primeira palavra em maiúsculo.
    UNIVERSIDADE e imprensa: como se relacionar bem com a mídia.

    • Obras de autoria coletiva: entidades/instituições
    Tem entrada pelo próprio nome por extenso e em maiúsculas.
    UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

    Em caso de ambiguidade, colocar, entre parênteses, o nome da unidade geográfica a que pertence.
    INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA (Brasil).

    Quando a autoria coletiva tem uma denominação genérica, o seu nome é precedido do nome do órgão superior.
    BRASIL. Ministério da Agricultura. Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária.

Exemplos de referências

Livro no todo
VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis. Tecnologia e Educação: passado presente e o que está por vir. Campinas: Unicamp/NIED. 2018. E-book. Disponível em:  https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.


Partes do livro com autoria própria
SANTOS, Anita Leocádia Pereira dos; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. Os jogos como contextos curriculares: um estudo das construções de gênero no “The SIMS”. In: SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena Maria 59 Gonçalves da Silva Cordeiro; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. (org.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 105-129. Disponível em: http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247-05.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

 

Partes do livro sem autoria especial (trechos, fragmentos, volumes, capítulos, páginas, etc.)
FANTIN, Monica. Tecnologias como dispositivo de participação e práticas colaborativas na escola. In: VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis. Tecnologia e Educação: passado presente e o que está por vir. Campinas: Unicamp/NIED. 2018. p. 348-377. Disponível em:  https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

 

Artigo de revista com autoria

GALVÁN, Guadalupe Poujol. El contexto en el que se pretende que las y los estudiantes desarrollen habilidades socioemocionales en las escuelas de lationoamérica.  Colloquium Humanarum. Presidente Prudente, v. 15, n. 4, p. 04-09, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5747/ch.2018.v15.n4.h385.

Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2692/2680. Acesso em: 30 jul. 2023.

 

Teses, Dissertações e Monografias
VEIGA NETO, Eduardo Rafael da. Aspectos anatômicos da glândula lacrimal e de sua inervação no macaco-prego Cebus apella (Linnaeus, 1758). 1988. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 1988.

Trabalho apresentado em evento científico, publicado em anais
CASTRO, Cláudio de Moura. O secundário: esquecido em um desvão do ensino? In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 1., 1995, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 1996. p. 133-150.

Citações bibliográficas no texto
Devem estar de acordo com as Normas da ABNT (NBR 10520, segunda edição, 19 de julho de 2023).
Para até três autores, colocam-se todos os sobrenomes seguidos pelo ano. Quando houver quatro ou mais autores, pode se indicar todos os autores mas permite-se, também, indicar somente o primeiro, seguido da expressão et al. e o ano.

As supressões no texto devem ser indicadas utilizando [...] e o ponto final deve ser utilizado para encerrar a frase e não a citação.

Citações textuais com mais de três linhas devem ser colocadas com recuo de 4,0 cm utilizando fonte tamanho 10 com espaçamento simples entre linhas. Deve-se apresentar na sequência do ano a página de onde a citação foi tirada.
Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas/minúsculas, mesmo quando estiverem entre parênteses.

 

Exemplos:
Santos (2005) observou que ...
Santos e Pereira (2006, p. 15) verificaram a ...
Leite et al. (2006) realizaram experimento ...
Segundo Silva (1983 apud Abreu, 1999) os experimentos são ...
[...] aumento do número de células (Barbosa, 2004; Souto, 2006; Amaral, 2008).
[...] não houve diferença (Nieman et al., 2005).

2. Artigo de revisão sistemática de literatura
Constitui uma descrição sistematizada da literatura sobre determinado assunto e avaliação crítica discursiva, devendo conter os procedimentos adotados, esclarecendo os limites do tema e finalizando com conclusões do autor. 
Deve apresentar Título do artigo com até 20 palavras em português e inglês em caixa alta e alinhado à esquerda, Resumo/Abstract/Resumen em parágrafo único, tendo entre 200 e 250 palavras, contendo a síntese do trabalho, Palavras-chave/Keywords/Palabras clave, Texto (preferencialmente organizado em partes com subtítulos), Agradecimentos e Referências. As instruções gerais para a Página Título, Tabelas e Figuras, Agradecimentos e Referências são as mesmas dos artigos originais.
As revisões não devem ultrapassar 25 páginas, incluindo as referências. No caso da utilização de figuras previamente publicadas, deve ser mencionada a fonte e ser realizada a solicitação de autorização para utilização ao periódico da publicação original.

3. Ensaios
Seção para publicação de textos sobre temas atuais das Ciências Humanas em intersecção com a área de Educação. Os ensaios podem ser solicitados pelos editores a autores com experiência comprovada na área, porém os autores são encorajados à submissão de ensaios não encomendados, desde que julguem que o artigo possa trazer contribuição científica relevante para a área de conhecimento. As instruções gerais para a Página Título, Resumo/Abstract, Descritores/Keywords, Texto, Agradecimentos e Referências são as mesmas dos artigos originais. O ensaio pode ter a extensão mínima de 15 e máxima de 25 páginas, incluindo as referências.

4. Resenhas
Seção cujo propósito é abrir a possibilidade de divulgação de sínteses críticas de obras das Ciências Humanas, em intersecção com a área de Educação, publicadas nos últimos cinco anos. As instruções gerais são as mesmas dos artigos originais. A resenha pode ter a extensão máxima de cinco páginas.

 

Verificação de plágio - iThenticate
Colloquium Humanarum utiliza-se da ferramenta iThenticate para auxiliar na política anti-plágio. Busca-se verificar a autenticidade do artigo, ou seja, se é original e inédito, e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, não tenha sido publicado em outros periódicos em formato impresso ou eletrônico.

 

Declaração de privacidade
Os nomes e endereços de e-mail divulgados nesta página devem ser utilizados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

 

Arquivamento
Esta revista utiliza a Rede Cariniana para criar um sistema de arquivo distribuído entre bibliotecas participantes e permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.

 

Política de Acesso Livre
A Colloquium Humanarum oferece Acesso Aberto imediato ao seu conteúdo, sem período de embargo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para mais informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal System (OJS) assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Taxas para submissão e publicação de textos
A Colloquium Humanarum, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e  tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

Declaração de Direito Autoral

Os artigos submetidos à revista Colloquium Humanarum estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.

A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores cedem automaticamente os direitos autorais de publicação do artigo para a Colloquium Humanarum.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail divulgados nesta página devem utilizados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.