A FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DE PROFESSORAS INICIANTES

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.
  • Gislaine Aparecida Puton Zortêa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

Palavras-chave:

Formação matemática. Curso de Pedagogia. Professoras iniciantes.

Resumo

O presente artigo tem como fundamento apresentar a formação para o ensino dos conteúdos matemáticos de professoras iniciantes que atuam na rede pública do munícipio de Naviraí, interior de Mato Grosso do Sul – MS. Para tanto, foi analisada informações da ementa da disciplina que aborda a Matemática na grade curricular da formação inicial em Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES), da qual as docentes são egressas. O eixo metodológico adotado se inscreve no campo da pesquisa qualitativa de caráter descritivo-analítico e os dados foram analisados a luz de um referencial teórico que contemplou questões ligadas ao início da docência e formação inicial para a docência. Com a realização da pesquisa, identificamos problemas em relação ao conhecimento específico dos conteúdos matemáticos no decorrer do curso, tendo em vista que muitas vezes as ementas das disciplinas trazem descrições de uma formação centrada em procedimentos metodológicos e não se atentam para questões conceituais necessárias à prática pedagógica, o que pode acarretar em desafios na fase iniciação à docência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.
    Professor Assistente II do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí; Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - FCT/UNESP - com Programa Intercalar em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa, Portugal. Atua na área de Educação com ênfase em Educação Matemática e Formação de Professores.
  • Gislaine Aparecida Puton Zortêa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.
    Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

A FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DE PROFESSORAS INICIANTES. (2016). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(2), 15-22. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1364

Artigos Semelhantes

1-10 de 526

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)