OS COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID: PERCEPÇÕES SOBRE O SER PROFESSOR FORMADOR

Autores

  • Celia Maria Fernandes Nunes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Fernanda Karine Moura Silva Sales universidade federal de ouro preto

Palavras-chave:

Coordenadores de área. PIBID. Formação de professores. Formadores de Professores

Resumo

A formação de professores é uma temática que permeia o campo de estudos na área da educação, bem como as políticas educacionais. Dentre as políticas, ressaltamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que consiste em uma ação indutiva na formação de professores objetivando valorizar e melhorar a formação docente. O programa é desenvolvido em parceria com universidades e escolas de educação básica e envolve licenciandos, supervisores (professores da educação básica), coordenadores de área e professores que atuam na coordenação institucional e na gestão dos processos educacionais (professores do ensino superior). Esse artigo faz parte de uma pesquisa qualitativa que buscou investigar a relação entre  a formação e a prática docente na percepção dos coordenadores de área do PIBID/Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Neste artigo, apresentamos a análise dos dados coletados, por meio de questionários e entrevistas, referentes à categoria: “O que é ser professor e formador de professores”. Dentre as percepções foi possível identificar que os coordenadores de área do PIBID/UFOP estão em formação permanente e o PIBID foi uma possibilidade de aproximação com a escola pública de educação básica. O estudo permitiu-nos concluir ainda que há uma reciprocidade formativa entre os participantes, onde além de formarem também são formados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Karine Moura Silva Sales, universidade federal de ouro preto

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto UFOP/MG na linha de pesquisa Formação de Professores, Instituições e História da Educação e participante do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (FOPROFI/DEEDU/UFOP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente é Coordenadora da Educação Infantil na Secretaria de Educação do Município de Santa Luzia/MG, tem experiência de cinco anos como professora da Educação Básica, em todos as anos da educação infantil e no 2 ano do ensino fundamental. Atuou como Analista Pedagógico na Coordenadoria de Graduação da Reitoria da UEMG e como Assistente Pedagógica na Empresa Penta Comunicação Ltda.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

DINIZ- PEREIRA, J. E. Formação de professores, trabalho docente e suas repercussões na escola e na sala de aula. Educação e Linguagem p. 82-98, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPEd. v. 13 n. 37. p.57-70. jan./abr. 2008.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora Ltda, 1999.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992.

IMBÉRNON, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

LÜDKE, M. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, ano 22, n. 74, p. 251-283, Campinas, abr. 2001.

MIZUKAMI, M. da G. N. Aprendizagem da docência: Professores formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. – jul. 2005-2006. Disponível em: <http://www.pucsp.br/ecurriculum> Acesso em: outubro de 2019.
MINAYO, M. C. S. (Orgs). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. (Série Manuais Acadêmicos).

NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa, Portugal: Educa, 2009.

__________. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1106-1133. ISSN 1980-5314. http://dx.doi.org/10.1590/198053144843.

ROSA, M. C.; MATOS, D. A. S. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UFOP. Jundiaí, Paco Editorial: 2015.

RODRIGUES, M. U. Potencialidades do PIBID como Espaço Formativo para Professores de Matemática no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2016.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.

SCHÖN, D. The reflective turn: case studies in and on educational practice. New York: Teachers Press, Columbia University, 1991.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

OS COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID: PERCEPÇÕES SOBRE O SER PROFESSOR FORMADOR . (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 188-202. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3673

Artigos Semelhantes

1-10 de 530

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.