A PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE PSICOLOGIA DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO NORTE DO PARANÁ

Autores

  • Nathália Tavares Bellato Spagiari Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Gabriela Montresol Sanches UEL
  • Mônica Tablas Martinez Figueiredo UEL
  • Maíra Bonafé Sei UEL
  • Rafael Bianchi Silva UEL

Resumo

O ensino da Pedagogia é entrelaçado por outras áreas do conhecimento, inclusive da Psicologia. Portanto, a formação do pedagogo abrange campos que permitem reflexão sobre o contexto educacional e, disso, sua atuação. Este estudo parte da análise dos Projetos Político Pedagógicos e dos programas de disciplinas da Psicologia do curso de Pedagogia ofertados nas Universidades Estaduais do Norte do Paraná. Buscou-se analisar se a Psicologia empregada está implicada na formação de Pedagogos com compromisso ético, social e crítico. Observou-se uma variedade de disciplinas e linhas teóricas da Psicologia ministradas na Pedagogia, como também, em conjunto com os objetivos e perfil do egresso contido nos PPP. Isto possibilitou maior amplitude do olhar profissional do Pedagogo nos cursos analisados. Conclui-se que a Psicologia pode favorecer o pensamento crítico na formação dos profissionais de Pedagogia, e sua multiplicidade de linhas teóricas permite o alcance de uma atuação crítica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nathália Tavares Bellato Spagiari, Universidade Estadual de Londrina
    Mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Maria Gabriela Montresol Sanches, UEL
    Mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Mônica Tablas Martinez Figueiredo, UEL
    Mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Maíra Bonafé Sei, UEL
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2002), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado (2004), doutorado (2009) e pós-doutorado (2017) em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia e Psicanálise, Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Diretora da Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina. É membro da Association Internationale de Psychanalyse de Couple et Famille - AIPCF e da Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo - AATESP desde 2006, membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família desde 2017 e membro da diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia desde 2018. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: arteterapia, casal e família, psicanálise, Winnicott, serviços-escola de Psicologia e saúde mental.
  • Rafael Bianchi Silva, UEL
    Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e Pedagogia pela Faculdade Pitágoras (2012). Doutor em Educação pela Unesp/Marília (2012) e Mestre em Educação pela Uel (2008). Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Psicologia atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social e Institucional; Psicologia e Assistência Social, Psicologia e Formação Humana; Contemporaneidade e Produção de Subjetividade.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

A PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE PSICOLOGIA DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO NORTE DO PARANÁ. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(3), 157-170. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2390

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>