A PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CAMPUS DE NAVIRAÍ/MS: A CRECHE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí.
  • Giseli Tavares de Souza Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí

Palavras-chave:

, Curso de Pedagogia, Educação Infantil (0-3 anos), Formação de Professores.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi investigar as características e contribuições da formação inicial de professores para atuar na Educação Infantil de (0 a 3 anos). Esse trabalho refere-se a uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na qual aqui, será apresentada apenas a primeira parte do estudo. Assim, aponhamos nos pressupostos da pesquisa qualitativa, mais especificamente, com vistas para a análise documental sobre as especificidades da creche abordadas na grade curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí/MS, (UFMS/CPNV). Na análise dos dados, é possível identificar que as discussões sobre a infância e a creche no currículo do curso investigado, são ainda poucas e que muitas das disciplinas específicas sobre a área, pertence ao quadro de disciplinas optativas. Desse modo, podemos dizer que, seria fundamental, a criação de um movimento na formação inicial, por uma Pedagogia mais específica para atuação na Infância, pois a experiência de atuação e estudante do curso, tem nos apresentado o quanto os conteúdos sobre a creche e as discussões sobre o profissional da Educação Infantil, não são o centro de partida para a formação inicial, mas sim, é algo pensado em segunda ordem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí.
    Professor Assistente e Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Câmpus de Naviraí;Licenciado em Pedagogia, Habilitação para o Magistério da Educação Infantil, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - FCT/UNESP.
  • Giseli Tavares de Souza Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí
    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS; Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Eldorado/MS.

Downloads

Publicado

2016-04-04

Como Citar

A PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CAMPUS DE NAVIRAÍ/MS: A CRECHE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. (2016). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(4), 81-95. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1117

Artigos Semelhantes

1-10 de 545

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)