Notícias

Chamada para a submissão de artigos científicos - Colloquium Humanarum (v. 16, n. 2, 2019)

2019-04-07

Dossiê: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, DIDÁTICOS E PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (v. 16, n. 2 – 2019)

A data limite para recebimento dos trabalhos é 15 de maio de 2019.

A Pedagogia Histórico-Crítica, a partir da concepção filosófica e do método Materialista Histórico-Dialético, concebe a educação como um fenômeno especificamente humano, ou seja, um processo de trabalho não material que diz respeito à produção de ideias, valores, conceitos e saberes que foram objetivados ao longo do percurso histórico e social. Para essa teoria pedagógica, o trabalho educativo caracteriza-se por um processo por meio do qual os indivíduos de cada geração se apropriam das produções históricas da humanidade e se objetivam a partir do que foi apropriado. Para tanto, faz-se necessário identificar os conteúdos mais desenvolvidos que representam o saber objetivo produzido historicamente, bem como identificar as formas mais adequadas de sua transmissão. Essa concepção geral de educação é traduzida, para efeitos de fundamentação pedagógica, na forma dos fundamentos filosóficos, psicológicos e didáticos da Pedagogia Histórico-Crítica. Temas que serão base das discussões realizadas e para o envio de artigos no presente dossiê. Uma entrevista com o Prof. Dr. Dermeval Saviani comporá esse número da Revista Colloquium Humanarum.

Responsáveis: Prof. Dr. Ricardo Eleutério dos Anjos (Unoeste/Presidente Prudente) e Prof. Dr. Marcos Vinicius Francisco (UNOESTE/Presidente Prudente).

Saiba mais sobre Chamada para a submissão de artigos científicos - Colloquium Humanarum (v. 16, n. 2, 2019)

Edição Atual

v. 15 n. 4 (2018): Colloquium Humanarum, V.15, N.4
Publicado: 2019-02-13

Apresentação

Artigos

Ver Todas as Edições