UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O INÍCIO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

Palavras-chave:

Educação., Ensino Superior., Professor.

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender a formação docente em Educação Física e seus diferentes aspectos desenvolvidos durante a formação inicial. Método: Foi realizado um levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos. Para isto, utilizou-se as palavras-chave “formação docente”, “formação profissional” e “educação física”, exclusivamente na língua portuguesa. O foco da pesquisa bibliográfica foi o levantamento de autores que discutem a temática da formação docente em Educação Física. Resultados: Identificou-se que o ensino formal superior tem como objetivo garantir a formação dos docentes para atuação no meio social, de modo que possam auxiliar os alunos no desenvolvimento de sua capacidade intelectual, física e social. Assim, a formação em Educação Física tem o dever de subsidiar conteúdos teóricos e práticos aos futuros professores para uma docência transformadora durante o processo educativo. Os aspectos de enfoque durante a formação inicial são “relação entre teoria e prática”, “papel da autoavaliação no constructo docente”, “atualização constate”, “início e caminho do ensino” e “convergência entre formação técnica e aplicada”.  Conclusão: É necessário durante a formação docente desenvolver a compreensão dos valores do futuro professor, como sentimentos, emoções, a vontade de superar a insegurança. É preciso estimular a reflexão crítica sobre a prática do futuro professor em Educação Física. Ou seja, é preciso instigar o docente a pensar criticamente para desenvolver melhor o processo educativo.

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Publicado

2021-07-05

Como Citar

UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O INÍCIO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA. (2021). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 18(1), 114-122. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4014

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