POLÍTICAS EDUCACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DA DIFERENÇA: A POTÊNCIA QUEER DAS ESCOLAS NO CONTEXTO DA PRÁTICA

Autores

  • Jeinni Kelly Pereira Puziol UEM
  • Ana Cristina Teodoro da Silva Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Margem, Fronteira, Potência de Vida

Resumo

A proposta deste ensaio teórico é discutir a potência queer no contexto da prática das escolas a partir das políticas educacionais realizadas sob a perspectiva da diferença e não da diversidade. Pensar as políticas educacionais sob a concepção da diferença possibilita transformações na relação com outro e consigo mesmo, de modo a enfrentar os conflitos sociais, econômicos, culturais e históricos, sustentados nos privilégios de gênero, cor, etnia, orientação sexual e classe. A perspectiva da diversidade é pautada na ideia de tolerância e do contorno aos conflitos históricos, colorindo a realidade sem questionar a causa das desigualdades. No contexto da prática das escolas, mesmo diante do discurso hegemônico da diversidade, é possível realizar as políticas educacionais sob a perspectiva da diferença, como por exemplo, a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira (2003) no ensino fundamental e médio e o Programa Brasil Sem Homofobia (2004), pois mesmo sendo um lugar fundamental da normatização da vida, a escola é também espaço potente, faz parte das margens que levam a repensar a educação incorporando grupos e experiências historicamente subalternizadas, com isso desfazendo fronteiras. O artigo faz dialogar a filosofia da diferença de Deleuze (1996) com a perspectiva queer das discussões sobre gênero e sexualidade de Butler (2015), Scott (2005) e Miskolci (2012), procurando constituir territórios teóricos subversivos.

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Biografia do Autor

  • Ana Cristina Teodoro da Silva, Universidade Estadual de Maringá

    Professora no curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Fundamentos da Educação. Pós-doutora pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Com experiência em história e teorias da comunicação, além de metodologia da pesquisa. Doutora em História (UNESP). Intrigada com as dicotomias, encantada pelo que integra.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

POLÍTICAS EDUCACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DA DIFERENÇA: A POTÊNCIA QUEER DAS ESCOLAS NO CONTEXTO DA PRÁTICA . (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 346-358. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3772

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