EDUCAÇÃO ESPECIAL E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO

Autores

  • Jaqueline Daniela Basso Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Celi Corrêa Neres Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação do Campo. Língua Brasileiras de Sinais. Formação de Professores. Pedagogia da Terra.

Resumo

A Educação Especial é direito de todos os educandos com algum tipo de deficiência; transtorno global ou altas habilidades/ superdotação, modalidade presente em todas as etapas da escolarização brasileira, da creche às universidades, independentemente de onde a escola esteja localizada. Portanto, a Educação Especial deve se efetivar tanto em escolas urbanas quanto em escolas do campo. Quanto ao atendimento educacional especializado dos alunos surdos, ele deve ser bilíngue, em Língua Brasileira de sinais e Língua Portuguesa. Assim, objetivamos nesse estudo refletir acerca da interface entre educação especial e educação do campo com ênfase na inclusão da Libras como componente curricular obrigatório nos cursos de formação docente para professores do campo. Para alcançar este objetivo lançamos mão de revisão bibliográfica; análise documental de parte da legislação que rege a Educação Especial e de um estudo de caso de cunho quali- quantitativo de um Curso Especial de Licenciatura em Pedagogia da Terra por meio da análise documental de seu Projeto Político Pedagógico e questionário aplicado a uma amostra de seus egressos. Concluímos que a inclusão da disciplina Libras nas licenciaturas representa um ganho para a comunidade surda e a possibilidade de formar professores conscientes de sua importância para a escolarização bilíngue dos alunos surdos e dos direitos educacionais destes alunos. Entretanto, não se mostrou suficiente para tornar os futuros professores proficientes em Libras, nesse sentido sugerimos como possibilidades o aumento da carga horária da disciplina nos cursos, seu aprofundamento em projetos de ensino e extensão e apontamos para a necessidades de mais pesquisas na área.

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Biografia do Autor

  • Celi Corrêa Neres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS

    Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS- Unidade Universitária de Campo Grande. Curso de Pedagogia e Mestrado Profissional em Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Especial/ e do GEPSE/ HISTEBR/UEMS.

Referências

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Publicado

2020-11-11

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

EDUCAÇÃO ESPECIAL E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO. (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 106-124. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3622

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