DIÁLOGOS E REFLEXÕES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Juliana Macedo Balthazar Jorge Universidade Estadual de Maringá
  • Vânia de Fátima Matias de Souza Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Palavras-chave: Psicologia Histórico-cultural. Pedagogia Histórico-crítica. Educação Infantil.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo trazer à cena diálogos reflexivos acerca do desenvolvimento infantil a partir das contribuições trazidas pela psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica no campo da educação infantil. A pesquisa de ordem analítica-bibliográfica, sustenta suas análises na epistemologia do materialismo histórico-dialético ao compreender o desenvolvimento humano condicionado às circunstâncias reais de existência. As categorias temáticas encontradas nas análises foram a periodização do desenvolvimento infantil e a organização das práticas de ensino, as quais, reafirmaram que a totalidade histórica permeada pelas condições de vida e educação são fatores determinantes para o desenvolvimento psíquico. Como consequência, pôde-se concluir que o trato pedagógico a partir das matrizes teóricas apresentadas para a educação infantil, propõem um romper com a concepção naturalista, enfatizando a necessidade da intencionalidade pedagógica apoiada na periodização do desenvolvimento.

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Publicado
2020-05-29
Como Citar
Macedo Balthazar Jorge, J., & de Fátima Matias de Souza, V. (2020). DIÁLOGOS E REFLEXÕES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 75-92. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3437