O ATO EDUCATVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

  • Larissa Aparecida Trindade dos Santos FAPEPE
  • Célia Maria Guimarães Unesp Presidente Prudente/ Programa de Pós-Graduação em Educação
Palavras-chave: Palavras-chave: Educação Infantil. Formação continuada. Materialismo histórico-dialético.

Resumo

Este artigo é um recorte da tese de doutoramento denominada A brincadeira de papéis sociais como elemento orientador da formação continuada de uma professora pré-escolar, na qual o objetivo central era realizar e refletir sobre o processo de formação continuada da professora pré-escolar por meio de intervenções teóricas e práticas para a construção de uma prática educativa humanizadora norteada na Psicologia Histórico-Cultural, na Pedagogia Histórico-Crítica e no emprego do brinquedo e da brincadeira de papéis sociais na situação escolar. Para esta discussão trouxemos uma breve apresentação da Pedagogia Histórico-Crítica, envolvendo o âmbito social e os objetivos de sua construção, assim como seus fundamentos e características particularmente relacionadas ao ensino na Educação Infantil. Também destacamos o papel do professor, a formação continuada docente e a organização da prática educativa à guisa do materialismo histórico-dialético. Para tanto, utilizamos o método materialista histórico dialético para desenvolvimento da pesquisa, a qual concluímos que os professores carecem de uma visão de Educação Infantil como espaço promotor do desenvolvimento omnilateral da criança, pois a professora, por meio de suas visões particulares de educação e de sociedade, possibilita às crianças conteúdos novos e desafiadores, permitindo compreensão da realidade vivida. Além de subsidiar a professora na compreensão das crianças como sujeitos sociais em construção, frutos das suas relações humanas, com tempos distintos para aprender e níveis diferentes de desenvolvimento, especialmente, ensinar que a brincadeira de papéis sociais é a atividade-guia para o processo de humanização das crianças pré-escolares.

Palavras-chave: Educação Infantil. Formação continuada. Materialismo histórico-dialético.

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Publicado
2020-01-08
Como Citar
Santos, L. A. T. dos, & Guimarães, C. M. (2020). O ATO EDUCATVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(4). Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3328
Seção
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS