O VOO LIVRE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCOBERTAS E DESAFIOS

Autores

  • Juliana Silva Santiago Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis
  • Luísa Lenhardt Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis
  • José Ricardo Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Fabio Machado Pinto Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis

Palavras-chave:

Esportes de aventura. Voo livre. Educação Física. Educação Infantil. Estágio Supervisiondo.

Resumo

Este artigo relata e reflete sobre o ensino do voo livre nas aulas de Educação Física na Educação Infantil.  Tomamos esta prática corporal como objeto de ensino em articulação com o conteúdo literário explorado pela professora do grupo e por haver na cidade intensa prática de esportes de aventura e, dentre elas, o voo livre. Assim, objetivamos proporcionar um conhecimento sistematizado sobre este conteúdo pouco explorado pela Educação Física, relacionar o voo livre às experiências corporais como o equilíbrio, a corrida, o salto, o sentimento de medo e os equipamentos de segurança. As atividades ocorreram em uma instituição de Educação Infantil vinculada a uma universidade federal no contexto do estágio em Educação Física escolar. Participaram diretamente deste experimento de ensino 17 crianças com faixa etária entre 5 e 6 anos de idade, a professora da turma, uma auxiliar de creche, uma estagiária do curso de Pedagogia, um professor de Educação Física e 2 estagiárias do curso de Educação Física. Como resultado destacamos que esta experiência de ensino proporcionou às crianças a capacidade de identificação e diferenciação entre asa delta e o parapente enquanto experimentavam situações de equilíbrio/desequilíbrio em lugares altos e baixos, construíam brinquedos, brincavam e estabeleciam contato com equipamentos reais. Os sentimentos de vertigem, medo, confiança, alegria e segurança foram experimentados e objetos de reflexão juntos às crianças no sentido de conhecê-los, nomeá-los e superá-los. Por fim, salientamos a importância da formação docente, o planejamento e ensino de práticas de aventura, assim como melhor conhecer os sujeitos deste processo.

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Biografia do Autor

  • Juliana Silva Santiago, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis

    Graduanda em Educação Física

  • Luísa Lenhardt, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis

    Graduanda em Educação Física

  • José Ricardo Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Graduado em Educação Física, especialista em Educação Infantil, Mestrado e Doutorado em Educação pela FCT Unesp - Campus de Presidente Prudente.
  • Fabio Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis

    Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991-1994), possui formação em Psicologia Existencialista pelo Núcleo Castor (1997-2000), mestrado em Sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa (1995-1998), mestrado (2004-2005) e doutorado (2005-2012) em Sciences de Léducation - Université de Paris 8.

Referências

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Publicado

2020-01-08

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS

Como Citar

O VOO LIVRE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCOBERTAS E DESAFIOS. (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(4), 110-120. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3320

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