NDI COMUNIDADE: AMPLIANDO A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Carolina S. Spinelli Nécleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Euzébio Nucleo de Desenvolvimento Infantil - UFSC
  • Juliete Schneider Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC

Palavras-chave:

Educação Infantil; Formação de professores; Extensão universitária; práticas pedagógicas.

Resumo

O projeto de Extensão NDI Comunidade tem como objetivo promover a formação inicial e continuada de professores e profissionais da área da Educação Infantil. Desde 1994, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua por meio do projeto de Extensão NDI Comunidade na formação inicial e continuada de estudantes, professores e gestores da área da Educação Infantil e de outras áreas. Este projeto se articula ao ensino e à pesquisa porque estabelece diálogo entre as práticas pedagógicas do NDI e as pesquisas realizadas pelos seus professores. Ao longo da sua existência, o Projeto de Extensão acolheu a comunidade de professores e procurou garantir um espaço de articulação entre teoria e prática na sua formação. Este artigo também analisa os questionários encaminhados após a realização das visitas técnicas e das formações temáticas, com o objetivo de compreender o que foi formativo na experiência desses profissionais.

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Biografia do Autor

  • Carolina S. Spinelli, Nécleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil NDI/UFSC

  • Juliana Euzébio, Nucleo de Desenvolvimento Infantil - UFSC

    Mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil NDI/UFSC

  • Juliete Schneider, Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/UFSC

Referências

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Publicado

2020-01-08

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS

Como Citar

NDI COMUNIDADE: AMPLIANDO A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL . (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(4), 61-74. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3299

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