RELATO PRÁTICO DE OFICINA DE JORNALISMO IMPRESSO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP)

Autores

  • Gabriel Batista Mota Universidade Estadual Paulista (Unesp) https://orcid.org/0000-0001-7593-4789
  • Gabriela das Graças Oliveira Leal Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)
  • Giselle Tomé da Silva Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Resumo

RESUMO: Este artigo discute as relações entre a Comunicação e a Educação, por meio de uma oficina prática de jornalismo impresso com alunos da educação fundamental da rede pública de Presidente Prudente (SP). A finalidade foi inserir o jornal na escola objetivando democratizar a linguagem, como também, propagar o hábito da leitura e o contato com outras atividades literárias. Para tanto, apresenta-se o relato da produção de uma edição especial, para o jornal da cidade, confeccionado por estudantes e professores de nove escolas locais.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação e Educação. Jornal na escola. Jornalismo impresso. Ensino fundamental. Presidente Prudente (SP).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Batista Mota, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Pós-graduado Lato Sensu (especialização) em Docência e Gestão na Educação Superior e Graduado em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo), ambas pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Possui experiência no segmento de Comunicação com ênfase no Jornalismo em Multiplataformas (Jornalismo On-line Especializado, Assessoria de Imprensa, Rádio, Cinema Teórico e TV | Portfólio on-line: ogabrielmota.wordpress.com). Atualmente integra os grupos de pesquisa "Estados, Políticas educacionais e Democracia (Eped)" e "Contexto escolar e processo de ensino aprendizagem: Ações e Interações (Contepea)" na Unoeste e "Valores, educação e formação de professores" na Unesp de Presidente Prudente, além de pesquisar, estudar e atuar nas áreas de Educação (Pesquisa e Redação Científica; Bullying e Diversidade Sexual no ambiente escolar/acadêmico) e Educomunicação. 

  • Gabriela das Graças Oliveira Leal, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

    Especialista em Docência e Gestão na Educação Superior pela Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (Unoeste) (2018). Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (Unoeste) (2016). Atualmente se dedica à pesquisa acadêmica na área da Comunicação, com foco no audiovisual. Trabalhou em televisão, assessoria de imprensa, portais on-line, jornal impresso e rádio.

  • Giselle Tomé da Silva, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

    Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Oeste Paulista (1999), especialista em Comunicação Empresarial, pela Faculdade Cásper Líbero e Avaliação do Ensino e da Aprendizagem, pela Unoeste. Atualmente é professora titular da Universidade do Oeste Paulista, onde leciona as seguintes disciplinas: Jornalismo Impresso, Jornalismo de Revista e Jornalismo Especializado. É supervisora do laboratório de jornalismo voltado ao Terceiro Setor da Faculdade de Comunicação Social (Facopp). Tem experiência em jornalismo impresso e Assessoria de Imprensa. É mestre em Comunicação Visual pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

RELATO PRÁTICO DE OFICINA DE JORNALISMO IMPRESSO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP). (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(2), 164-171. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2573