‘VISTA MINHA PELE’ E ‘BRANCO SAI, PRETO FICA’: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DE CENAS FÍLMICAS NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA.

Autores

  • Patricia Paes Leme UEMS
  • Diogo da Silva Roiz UEMS

Palavras-chave:

Aprendizagem histórica, Filmes, História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Resumo

Esse artigo é parte integrante da dissertação intitulada “O uso de filmes nas aulas de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e sua influência na formação da consciência histórica em um curso de formação para o trabalho” defendido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba e tem por objetivo analisar o uso de cenas fílmicas no ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Para tanto, nos ancoraremos na tipologia da consciência histórica criada pelo historiador e filósofo alemão Jörn Rüsen e em seu conceito de aprendizagem histórica. O objetivo dessa pesquisa é elucidar se: o uso de filmes, enquanto linguagem da cultura contemporânea de reconhecido valor pedagógico, para problematização de temas relativos ao ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana pode provocar mudanças na consciência histórica de jovens estudantes do ensino médio e influenciar seu processo de aprendizagem histórica. Para tanto, a partir de uma pesquisa participante e de um tratamento qualitativo dos dados, propomos: a) proceder à análise das narrativas elaboradas pelos sujeitos pesquisados; b) investigar o nível das competências desses educandos para atribuir significados e se localizar no tempo. Dentre os resultados alcançados pode-se apontar que: a utilização de cenas fílmicas apresenta possibilidades promissoras no que tange a complexibilização do pensamento histórico, a aprendizagem histórica e, por conseguinte, ao incremento da consciência histórica desses sujeitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Paes Leme, UEMS
    Mestre em Educação com ênfase em História, Sociedade e Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; professora de História no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
  • Diogo da Silva Roiz, UEMS
    Doutor em História pela UFPR, professor do programa de pós-graduação em Educação da UEMS.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

‘VISTA MINHA PELE’ E ‘BRANCO SAI, PRETO FICA’: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DE CENAS FÍLMICAS NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(4), 83-96. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2436

Artigos Semelhantes

1-10 de 195

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>