ESCOLA E TRABALHO INFANTIL SOB A ÓTICA DE ADULTOS

Autores

  • Aline Madia Mantovani UNESP
  • Pedro Pugliesi Abdalla
  • Anderson dos Santos Carvalho

Palavras-chave:

Trabalho infantil, escola, adultos, aspectos econômicos e implicações sociais

Resumo

O objetivo desse estudo é compreender a relação entre trabalho infantil e escola a partir da fala de adultos com histórico de trabalho infantil, estudantes em turmas de Educação de Jovens e Adultos. Participaram da pesquisa 131 adultos, de ambos os sexos; foi utilizado um questionário, baseado em estudo internacional, que ajudou a traçar o perfil dos participantes, as implicações do trabalho infantil sobre a escolarização e os índices de valorização atribuídos ao fenômeno. Adotou-se como perspectiva teórica analisar o trabalho infantil para além de um viés generalista e universalista, visando o encaminhamento de considerações aprofundadas e embasadas nas perspectivas dos sujeitos. Os resultados apontam que o trabalho infantil, atualmente, encontra-se presente nos mais diversos espaços sociais, ocorre devido aos aspectos sociais e econômicos que perpetuam as desigualdades sociais, impacta positiva e negativamente sobre a vida adulta e reveste-se de características culturais e ideológicas diversas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Madia Mantovani, UNESP

Programa de Pós-Graduação em Educação na UNESP - Presidente Prudente. Atuou nas seguintes áreas: gênero, sexualidade e educação; trabalho infantil, crianças e adolescentes em situação de risco.

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

Mantovani, A. M., Pugliesi Abdalla, P., & dos Santos Carvalho, A. (2018). ESCOLA E TRABALHO INFANTIL SOB A ÓTICA DE ADULTOS. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(4), 52–55. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2218