PANORAMA ATUAL DE ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

Autores

  • Luis Henrique dos Santos Barcellos Unesp
  • Julio Cesar Torres UNESP

Palavras-chave:

políticas educacionais, Educação Infantil, políticas de educação infantil, perfil dos estudantes.

Resumo

O presente trabalho discute a temática da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica (LDBEN 1996), analisando o panorama atual de atendimento a esse nível de ensino. Com base nos dados atuais do censo escolar, foi traçado um perfil dos estudantes. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental. Os dados da pesquisa foram retirados dos seguintes documentos: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2013 e do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024. Os resultados desta pesquisa permitem a conclusão de que existe um perfil predominante das crianças que frequentam a Educação Infantil brasileira, em sua maioria: crianças brancas, moradoras de região urbana e economicamente favorecidas, com maior frequência à pré-escola em detrimento do segmento creche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

Barcellos, L. H. dos S., & Torres, J. C. (2018). PANORAMA ATUAL DE ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(4), 83–92. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2143