AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O NEOLIBERALISMO NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Autores

  • Vinicius Renan Rigolin de Vicente UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Raquel Alessandra de Deus Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Jani Alves da Silva Moreira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Neoliberalismo, Educação, Projeto Principal para América Latina e Caribe, Organizações e Organismos Internacionais.

Resumo

O texto objetiva compreender o contexto de reforma educacional sob os auspícios do Neoliberalismo a fim de analisar o papel que o Projeto Principal de Educação para América Latina e Caribe (PPE) desempenhou na definição de diretrizes educacionais aos países. Discorre-se acerca da implementação das ideias e políticas neoliberais e como consolidam-se no campo educacional. Busca-se apresentar as propostas do PPE para a América Latina e o Caribe com o intuito de demonstrar a atuação e configuração do referido projeto. A metodologia adotada foi de uma pesquisa de análise documental, de cunho teórico bibliográfico. Questiona-se: As políticas educacionais propostas a partir dos anos de 1990, na América Latina e no Caribe seguiram as diretrizes do Neoliberalismo? Qual o papel do PPE no contexto da reforma educacional para esses países? Conclui-se que as políticas educacionais fundamentam-se nas mudanças concretizadas a partir da realidade histórica-concreta e que adotou proposições recomendadas pelo PPE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Renan Rigolin de Vicente, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2017). Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Financiamento e Gestão da Educação - GEPEFI/CNPq. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Raquel Alessandra de Deus Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Financiamento e Gestão da Educação - GEPEFI/CNPq. Bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Jani Alves da Silva Moreira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de estudos e pesquisa em políticas educacionais, financiamento e gestão da educação - GEPEFI/CNPq.

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

de Vicente, V. R. R., Silva, R. A. de D., & Moreira, J. A. da S. (2018). AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O NEOLIBERALISMO NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(4), 01–14. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2123