POLÍTICA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: ORGANIZAÇÃO, AVANÇOS, PROBLEMAS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Fabiana Sala Instituto Federal de São Paulo
  • Paulo Roberto Brancatti Unesp

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Profissional, Ensino Médio Profissional, Ensino Técnico, Investimento Educacional.

Resumo

O artigo analisa a política educacional no âmbito da educação profissional no Brasil e discorre sobre a organização, os avanços, os problemas e as perspectivas para esse nível de ensino. Contudo, objetiva apresentar e descrever as principais proposições, materializações e implicações da política educacional brasileira durante os governos FHC, Lula e Dilma, compreendendo o período de 1995 a 2014, no que trata do tema da educação profissional, e o processo de profissionalização no país. Em relação aos procedimentos metodológicos visando à coleta e análise de dados, trata-se de uma pesquisa qualitativa, abrangendo revisão bibliográfica e análise documental sobre a temática em estudo e, de acordo com o recorte temporal proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Sala, Instituto Federal de São Paulo

Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus de Presidente Epitácio desde o ano de 2011. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Campus Presidente Prudente (UNESP). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional em 2008. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2006. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Politicas Públicas e Espaço Escolar - GPFOPE.

Paulo Roberto Brancatti, Unesp

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1990) e mestrado em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1993). Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação - motora - atividade, basquetebol sobre rodas, deficientes-esportes-basquetebol, deficiênica - integração - educação e jogos-brincadeiras-educação.

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

Sala, F., & Brancatti, P. R. (2018). POLÍTICA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: ORGANIZAÇÃO, AVANÇOS, PROBLEMAS E PERSPECTIVAS. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(4), 93–106. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2114