XADREZ ADAPTADO COMO RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA À UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

Autores

  • Manoel Osmar Seabra Junior
  • Franciele Aparecida dos Santos Felício

Palavras-chave:

Deficiência Múltipla, Jogo, Estratégias de Ensino, Tecnologia Assistiva.

Resumo

O jogo é um elemento lúdico que facilita o aprendizado e, consequentemente, as competências e habilidades necessárias ao estudante. O objetivo deste estudo foi elaborar, descrever e analisar estratégias e competências propiciadas pela prática do xadrez à um estudante com Deficiência Múltipla, sujeito dessa pesquisa, de modo que o mesmo possa jogar de forma autônoma e independente. O jogo utilizado foi o xadrez adaptado, composto por um tabuleiro e peças com reconhecimento tátil de espaço e de cores. Os procedimentos utilizados nas 45 sessões de atendimento foram compostos de adaptações de estratégias para o reconhecimento de peças, reconhecimento dos espaços do tabuleiro, regras com contagem de história, adaptação de estratégias para montagem da disposição das peças no tabuleiro, movimentação e o jogo propriamente dito. A análise do desempenho contou com a percepção das competências manuais adquiridas, reconhecimento e manipulação das peças, composição do tabuleiro, compreensão das estratégias elaboradas para realização do jogo com autonomia e independência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-29

Como Citar

Osmar Seabra Junior, M., & Aparecida dos Santos Felício, F. (2017). XADREZ ADAPTADO COMO RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA À UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(4), 77–82. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1848