MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO E MELHORIAS DA QUALIDADE EDUCACIONAL: UMA ASSOCIAÇÃO POSSÍVEL

Autores

  • Tatiane Oliveira Santos Nascimento
  • Silvio Cesar Nunes Militão UNESP

Palavras-chave:

Municipalização do Ensino. Qualidade Educacional. Ideb. Ensino Fundamental. Educação municipal

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar se os municípios pertencentes à Região Administrativa de Presidente Prudente (RA/PP), após o repentino e intensivo processo de municipalização do ensino fundamental, vêm conseguindo ofertar com qualidade tal etapa escolar para o seu alunado. Para tanto, se valeu dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental acerca da temática em tela. Os resultados demonstraram que, mesmo se responsabilizando repentinamente pela oferta/gestão do ensino fundamental por força da municipalização e ainda longe das condições ideais em termos de financiamento e estrutura pedagógica e administrativa, a maior parte dos municípios da RA de Presidente Prudente (62,8%) vem conseguindo superar suas metas particulares do Ideb.

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Biografia do Autor

Silvio Cesar Nunes Militão, UNESP

Educação

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Publicado

2017-05-29

Como Citar

Santos Nascimento, T. O., & Militão, S. C. N. (2017). MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO E MELHORIAS DA QUALIDADE EDUCACIONAL: UMA ASSOCIAÇÃO POSSÍVEL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(4), 36–41. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1843