A ESCOLHA PELA PERSPECTIVA PROFISSIONAL DE CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE PIERRE BOURDIEU

Autores

  • FELIPE LOPES TERRÃO Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Educação: História, Política, Sociedade.

Palavras-chave:

capital cultural, mercado de trabalho, classificação e reclassificação,

Resumo

O presente estudo busca analisar a perspectiva profissional de concluintes do curso de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: a) questionário junto a 16 concluintes para delineamento do perfil socioeconômico; b) entrevistas semiestruturada com 9 egressos para conhecer as pretensões profissionais dos mesmos. O conceito de capital cultural e as concepções de classificação, reclassificação e desclassificação foram empregados para favorecer as interpretações sobre a forma como essa escolha foi processada. Os dados analisados indicam que os concluintes deste estudo possuem aspirações de classe média e interesse pela área acadêmica como perspectiva profissional. A partir dessas considerações, a luz da teoria de Bourdieu e a modo de desfecho, é possível afirmar que o capital cultural incorporado e a busca por uma nova classificação ou reclassificação social direcionou a escolha desses estudantes por um campo reconhecido profissionalmente pelo retorno financeiro e prestigio social. Por fim, os dados apresentados podem fornecer indicadores sobre a origem familiar, trajetória educacional e social de discentes do curso de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FELIPE LOPES TERRÃO, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Educação: História, Política, Sociedade.

Doutorando em Educação pelo programa Educação: História, Política, Sociedade, como Bolsista do CNPq. Mestrado em Educação pelo programa Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Especialista em Atividade Física, Exercício Físico e os Aspectos Psicobiológicos pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Licenciatura Plena em Educação Física e Pedagogia.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

TERRÃO, F. L. (2017). A ESCOLHA PELA PERSPECTIVA PROFISSIONAL DE CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE PIERRE BOURDIEU. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(2), 01–13. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1597