A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

Autores

  • Nathalia Corneto FCT UNESP

Palavras-chave:

Ludicidade. Infância. Brincar.

Resumo

O presente artigo traz uma releitura de autores, como Albornoz, Huizinga, Piaget, Bettelheim, Elkonin, João Batista Freire, entre outros, que abordam a temática da ludicidade, do brincar e dos jogos na infância e sua importância para o desenvolvimento integral da criança. Assim, inicialmente será realizado um panorama sobre a evolução do conceito de criança na sociedade, tendo como objetivo principal destacar o papel da cultura lúdica e do movimento na educação infantil, incentivando pais e educadores a inserir na rotina das crianças, variados tipos de brincadeiras e jogos, respeitando cada fase do desenvolvimento e também os interesses das crianças, para que seja um momento prazeroso. O brincar é o momento mais importante da infância, carregado de significados e aprendizagens, sendo, portanto, fundamental para a ampliação da construção de conceitos, normas, controle da vontade, pensamento, linguagem, imaginação, criatividade, memória, motricidade, interação social e personalidade. Assim, o texto discorre sobre os tipos de jogos e brincadeiras e seu papel no desenvolvimento integral da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Corneto, FCT UNESP

Pedagoga (2009) e Licenciada em Geografia (2013) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT - UNESP, cursando especialização em Educação Infantil (2016) na mesma instituição.

Downloads

Como Citar

Corneto, N. (2016). A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(3), 86–96. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1419