A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO JOGO DE PAPÉIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR

Autores

  • Silvio Sena Universidade Estadual Paulista – FCT/UNESP
  • Célia Maria Guimarães Universidade Estadual Paulista – FCT/UNESP

Palavras-chave:

Jogo de Papéis, Criança Pré-Escolar, Psicologia Histórico-Cultural, Intervenção Pedagógica, Processo de Humanização

Resumo

A presente comunicação deriva da pesquisa de Doutorado intitulada “A dialética entre a intervenção pedagógica no jogo de papéis e o desenvolvimento da criança pré-escolar”, por meio da qual, se objetiva explicar a dialética implícita entre a adequada intervenção pedagógica no jogo de papéis e sua implicação para o processo de humanização da criança pré-escolar. O referencial teórico consubstancia-se de autores atrelados à Psicologia Histórico-Cultural. Elege como sujeitos, vinte crianças de uma turma de pré II de uma escola da rede municipal de ensino de Presidente Prudente. A metodologia, de natureza quali-quantitativa, se caracteriza como pesquisa-intervenção. Os instrumentos para a coleta de dados se apresentam em registros cursivos, fotografias e filmagens. Como resultado, ambiciona-se a obtenção de avanços teóricos e metodológicos no que tange à questão do como intervir no jogo de papéis de forma a considerar e valorizar a intima relação entre esse fenômeno e o desenvolvimento da criança pré-escolar.

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Publicado

2015-06-15

Como Citar

Sena, S., & Maria Guimarães, C. (2015). A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO JOGO DE PAPÉIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(1), 30–37. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1286