A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ARTE – A LEITURA DA IMAGEM NO INICIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Rosangela Maria Gonçalves Val Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Helena Faria de Barros Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Palavras-chave:

Ensino da Arte, leitura de imagem, práticas pedagógicas, alfabetização, estudo de caso.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a leitura da imagem trabalhada pelos professores de arte em sua prática pedagógica no Ensino Fundamental para suporte à alfabetização. Consiste num estudo de caso com abordagem qualitativa que apreende a subjetividade, os significados expressivos, os sentimentos, a percepção e conceituação dos professores de arte e titulares da sala de aula, em três escolas do Ensino Fundamental. Os procedimentos para a coleta de dados foram observação, entrevista e análise documental e organizados segundo Bardin (2009) em: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A observação utilizada cumpriu um roteiro, do mesmo modo que a entrevista. Atividades significativas desenvolvidas pelos alunos foram também recolhidas para estudo, análise e registro. Constatou-se que a arte, por meio da leitura da imagem, utilizada no inicio da alfabetização, representa importante apoio à aprendizagem.

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Publicado

2015-06-15

Como Citar

Val, R. M. G., & Barros, H. F. de. (2015). A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ARTE – A LEITURA DA IMAGEM NO INICIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(1), 38–44. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1235