CAPOEIRA E ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ANÁLISE DO MATERIAL DO ALUNO – CICLO II

Autores

  • Iris de França Britto Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Wagner Aparecido Caetano Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Arilda Ines Miranda Ribeiro FCT/UNESP

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Educação Física, Capoeira

Resumo

O presente estudo teve por objetivo elaborar uma análise sobre a realidade do ensino de cultura africana nas instituições escolares dentro da grade curricular do Ensino Fundamental, construindo um entendimento sobre a importância da Lei nº 10.639/2003 (temática afro-brasileira) para o ensino brasileiro. Discutiu-se a possibilidade de sua aplicação via aulas de Educação Física, materializada no ensino da capoeira. A metodologia adotada apoiou-se na abordagem qualitativa elaborando uma pesquisa bibliográfica e análise do material didático do Ensino Fundamental – Ciclo II do Governo do Estado de São Paulo. Concluímos assim, que a capoeira está inserida na grade curricular do Ensino Fundamental – Ciclo II, na 8°série/9°ano, porém sua prática ainda não compreende todos os aspectos necessários para a efetivação da lei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arilda Ines Miranda Ribeiro, FCT/UNESP

Educação

Downloads

Publicado

2015-05-26

Como Citar

Britto, I. de F., Caetano, W. A., & Ribeiro, A. I. M. (2015). CAPOEIRA E ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ANÁLISE DO MATERIAL DO ALUNO – CICLO II. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 11(3), 49–61. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1207