ÓLEOS LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS RESIDUAIS: UM ESTUDO DE CASO EM LOGÍSTICA REVERSA

Autores

  • Lucas Mello Schuelter UFSC - Joinville
  • Christiane Wenck Nogueira Fernandes UFSC - Joinville
  • Silvia Lopes de Sena Taglialenha UFSC - Joinville

Palavras-chave:

Logística Reversa, Óleos Lubrificantes Residuais, Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Resumo

O presente artigo aborda a logística reversa de óleos lubrificantes residuais tendo como base as considerações apresentadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos-Lei Nº. 12.305/2010, regulamentada pelo Decreto Nº 7.404/2010. Através de um estudo de caso são apontadas as especificidades dos processos de coleta, armazenagem, manuseio, transporte e destinação destes produtos em uma empresa coletora e são identificadas as fontes de riscos aos quais estão expostos os trabalhadores e meio ambiente e, por fim, sugerem-se melhorias no processo da empresa para eliminar ou amenizar estes riscos. A metodologia utilizada considerou dados obtidos através de entrevistas aplicadas durante visitas à empresa coletora. Dentre as melhorias propostas, indica um programa mais efetivo do uso de equipamentos de proteção individual e elaboração de um plano de ação emergencial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Mello Schuelter, UFSC - Joinville
    Formado em Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade na Universidade Federal de Santa Catariana, no Departamento de Engenharias da Mobilidade, EMB, Centro de Joinville.
  • Christiane Wenck Nogueira Fernandes, UFSC - Joinville
    Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina(2010). Atualmente é Professora Adjunto III Universidade Federal de Santa Catariana, no Departamento de Engenharias da Mobilidade, EMB, Centro de Joinville. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, Pesquisa Operacional e Logística. Participante do Grupo de Pesquisa GIT Grupo de Infraestrutura e Transportes.
  • Silvia Lopes de Sena Taglialenha, UFSC - Joinville
    Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Chefe do Departamento de Engenharias da Mobilidade, Centro de Joinville. graduada em Matemática, UNESP (1998), Mestrado em Matemática, ICMC-USP (2001) e Doutorado em Engenharia Elétrica, UNESP (2008). Atua nos seguintes temas: Pesquisa Operacional, Otimização, Meta Heurísticas, Planejamento da Expansão de Sistemas de Transmissão de Energia Elétrica, Logística em Transportes e Mobilidade Urbana.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ÓLEOS LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS RESIDUAIS: UM ESTUDO DE CASO EM LOGÍSTICA REVERSA. (2017). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 8(2), 69-84. https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1437

Artigos Semelhantes

1-10 de 403

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.