ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MURO DE CONTENÇÃO DO TIPO SOLO PNEU E GABIÃO

Autores

  • Beatriz Mello Massimino
  • Fernanda Domingos
  • Heytor Henrique Lourenço Silva
  • Jair Previato Junior
  • Laura Felício Gonçalo

Palavras-chave:

descarte; pneu; muro de contenção; economia; sustentabilidade.

Resumo

Com o uso diário de milhares de pneus na indústria automotiva para o transporte tanto de cargas quanto de pessoas, o Brasil descartou cerca de 90 milhões de pneus em 2019, sendo que destes, somente 4 milhões são descartados de forma adequada (SEST SENAT, 2019). O país se dispôs em nível crítico na questão de descarte dos pneus perante a Resolução do CONAMA n°.416/2002. Na engenharia civil, o pneu usado é reutilizado como material para construção de muros de arrimo do tipo solo pneu. O seguinte trabalho consiste em comparar o muro de arrimo do tipo gabião, com o constituído de solo e pneu, através de revisão bibliográfica e dimensionamento de um muro de arrimo solo pneu onde já existe um do tipo gabião, almejando resistência adequada. De acordo com os resultados obtidos, o muro de solo pneu supre as necessidades de conter o aterro, visto que as verificações globais são satisfatórias. Todavia, é vantajoso o emprego do muro de arrimo solo pneu, já que representa significativa economia e características sustentáveis.

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Publicado

2021-02-23

Como Citar

Massimino, B. M., Domingos, F., Lourenço Silva, H. H., Previato Junior, J., & Felício Gonçalo, L. (2021). ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MURO DE CONTENÇÃO DO TIPO SOLO PNEU E GABIÃO. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 12(4), 18–29. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/3752