AVALIAÇÃO DA DISPONIBILIDADE DE SÓDIO EM MOLHO DE SOJA UTILIZANDO A TÉCNICA DE ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA

Autores

  • Vinicius Marques Gomes Unoeste
  • Daniel Ângelo Macena
  • Dayanne Aparecida Dias Pereira
  • Níckolas Matheus Pereira e Silva
  • Maíra Rodrigues Uliana

Palavras-chave:

Shoyu. Hipertensão. Sal. Alimento Fermentado. Espectrometria de Absorção Atômica

Resumo

O molho de soja é muito usado em iguarias e seu elevado consumo pode causar hipertensão, uma doença causada pelo consumo de grande quantidade diária de sódio, sendo que o recomendado são dois gramas. Se não tratada, essa doença pode se agravar, gerando problemas cardiovasculares com maior frequência, inclusive levar a óbito. O objetivo deste trabalho foi avaliar o teor de sódio em amostras de Shoyu do tipo Premium, Tradicional e Light, utilizando a técnica de Espectrometria de Absorção Atômica em Chama. Conclui-se que os valores das amostras Light apresentaram maiores concentrações, não condizente com a rotulagem. Esse tipo de molho é muito consumido devido à crença relacionada ao seu baixo teor de sódio, não comprovado com a avaliação realizada. Os valores das versões Tradicionais e Premium foram pertinentes aos da rotulagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinicius Marques Gomes, Unoeste
    Areá-Química. Atua nas áreas de Química Analítica e Química Ambiental nos seguintes temas: solos, águas, sedimentos, metais potencialmente tóxicos e substâncias húmicas.

Downloads

Publicado

2018-03-27

Como Citar

AVALIAÇÃO DA DISPONIBILIDADE DE SÓDIO EM MOLHO DE SOJA UTILIZANDO A TÉCNICA DE ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA. (2018). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 9(3), 13-20. https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/2228

Artigos Semelhantes

1-10 de 403

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>