SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA ESCOLA PRIMÁRIA: ERGONOMIA PARA FUNCIONÁRIOS E SEGURANÇA PARA CRIANÇAS

Autores

  • Carolina Gomes de Melo
  • Elson Mendonça Felici UNOESTE

Palavras-chave:

ergonomia, segurança do trabalho, ambiente de trabalho, escola, funcionários, crianças.

Resumo

A ergonomia visa um maior benefício para a saúde e bem estar dos colaboradores nos locais de trabalho. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivos apresentar o diagnóstico atual de uma Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental, com relação à ergonomia e segurança do trabalho. Objetiva-se ainda levantar os principiais problemas encontrados e elaborar propostas de melhoria para a realização de atividades. A metodologia se dá através do uso de abordagens qualitativa e quantitativa; a primeira serve como apoio para determinar a qualidade do mobiliário escolar, dos equipamentos de segurança presentes dentro do ambiente escolar e também das ferramentas disponíveis; já a segunda abordagem aponta a quantidade e quais objetos precisam de reforma ou de novas aquisições. O trabalho é classificado como estudo de caso, visando à investigação do ambiente escolar, apontando defeitos e problemas e a busca pelas possíveis soluções para os mesmos. Os resultados mostraram problemas relacionados à questão ergonômica e outros ligados a riscos de acidentes com crianças e colaboradores. Assim, espera-se que com a implantação das propostas de melhoria, seja possível fornecer aos funcionários e alunos um ambiente escolar mais saudável e com menores riscos de acidentes ou outros tipos de problemas ergonômicos.

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Publicado

2018-03-27

Como Citar

Gomes de Melo, C., & Felici, E. M. (2018). SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA ESCOLA PRIMÁRIA: ERGONOMIA PARA FUNCIONÁRIOS E SEGURANÇA PARA CRIANÇAS. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 9(3), 102-108. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/2205

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