O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Autores

  • Odair José Pin
  • Ana Paula Brandão de Melo
  • Roger Gomes Soares da Silva
  • Eugenia Brunilda Opazo Uribe

Palavras-chave:

Matemática Financeira, Jogos, Corrida Empresarial, Juros, Montante.

Resumo

O trabalho apresenta resultados de uma atividade de pesquisa desenvolvida no Grupo PET Conexões de Saberes – Matemática do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que visa o estudo de matemática financeira básica aplicada em ações do cotidiano. Como resultado foi desenvolvido o jogo “Corrida Empresarial”, que tem como objetivo despertar o interesse dos alunos na área. O jogo envolve ações cotidianas nas quais o jogador calcula juros simples, juros compostos e montantes. O desenvolvimento foi realizado através de levantamento bibliográfico, estudo teórico, discussões, apresentação de seminários, preparação e desenvolvimento de uma oficina e elaboração do relatório final. Podemos concluir que o jogo Corrida Empresarial se mostra uma ferramenta útil para o ensino de Matemática Financeira, permitindo uma abordagem lúdica de juros simples e compostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-29

Como Citar

Pin, O. J., Brandão de Melo, A. P., Gomes Soares da Silva, R., & Brunilda Opazo Uribe, E. (2016). O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 7(4), 65–70. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1466

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)