ANÁLISE DO DESEMPENHO DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA METODOLOGIA DEA (DATA ENVELOPMENT ANALYSIS)

Autores

  • Sebastião Geraldo Barbosa UNESPAR/FAFIPA
  • Marilene M. Yamamoto Pires UNESPAR

Palavras-chave:

Palavras-chaves, Eficiência, Análise, Desempenho.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho das escolas de ensino médio pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação de Paranavaí, Loanda e Cianorte, aplicando a metodologia DEA (Data Envelopment Analysis) e regressão Tobit. Através dos vários modelos DEAs procurou-se determinar os índices de eficiência e o ranking das escolas, identificando as DMUs pertencente ao Benchmarking, com a finalidade de propor linhas de ações para as escolas ineficientes. Através da regressão Tobit procurou-se analisar o grau de relacionamento entre os índices de eficiências das escolas e os insumos, identificando entre os vários modelos DEAs, o mais consistente para este tipo de pesquisa. Todo o trabalho foi fundamentado nos dados obtidos através dos questionários respondidos pelos candidatos e resultados dos seis últimos vestibulares da UNESPAR - Campus de Paranavaí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Geraldo Barbosa, UNESPAR/FAFIPA

Professor Mestre em Matemática Aplicada - Métodos Numéricos em Engenharia, pela UFPR. Colegiado de Matemática - UNESPAR/FAFIPA 32 anos de tempo de serviço na Instituição. Grupo de pesquisa CNPq: Ciências Humanas; Sociologia; Grupo: Economia de Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional. Linha de pesquisa: Aplicação de Modelos Estatístico Multivariados e DEA (Data Envelopment Analysi) em projetos de pesquisas.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

Barbosa, S. G., & Pires, M. M. Y. (2014). ANÁLISE DO DESEMPENHO DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA METODOLOGIA DEA (DATA ENVELOPMENT ANALYSIS). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 6(2), 01–15. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1009

Edição

Seção

Artigos Originais