SELETIVIDADE DE SULFENTRAZONE NA CULTURA DO GIRASSOL

Autores

  • Estevam Matheus Costa
  • Evelin Ventura Correa
  • Jeovane Nascimento Silva Instituto Federal Goiano
  • Leandro Spíndola Pereira Instituto Federal Goiano
  • Leonardo Durval Duarte Guimarães UFRJ

Palavras-chave:

fitotoxicidade, Helianthus annuus, herbicida, inibidores da Protox, seletividade

Resumo

Objetivou-se avaliar a seletividade da molécula sulfentrazona em pós emergência na cultura do girassol. O experimento foi conduzido em 2014 em Campo Novo do Parecis. O delineamento foi em blocos casualizados com nove tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos de sete doses de sulfentrazona (100, 125, 150, 175, 200, 225 e 250 mL ha-1) e duas testemunhas, sendo uma com capina manual e outra sem capina. A aplicação do herbicida foi realizada com pulverizador costal pressurizado a CO2 e equipado com barra de aplicação contendo cinco pontas do modelo Teejet XR 110 02vs, com volume de aplicação de 200 L ha-1. Foi avaliada a fitotoxicidade (%), altura do capítulo, diâmetro da haste, massa do capítulo, massa de aquênios por capítulo, massa da parcela e massa de mil aquênios. Houve redução na altura do capítulo nas doses de 225 e 250 ml p.c ha-1, enquanto que nas demais variáveis não foram observadas diferenças significativas. Até os 14 dias após a aplicação (DAS) foram observadas injúrias, que desapareceram na avaliação realizada aos 21 DAS. A produtividade da cultura do girassol não foi afetada pelas doses de sulfentrazone. As doses de sulfentrazona mostraram-se seletivas para a cultura do girassol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevam Matheus Costa

Discente do Programa de Pós Graduação em Ciências Agrárias - Agronomia (nível Mestrado), Engenheiro Agrônomo pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMGUnidade Ituiutaba. Técnico em Agroindústria pelo Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTMCampus Ituiutaba. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Biologia e Manejo de Plantas Daninhas (Matologia), Integração Lavoura Pecuária (ILP), Manejo e Tratos Culturais e Tecnologia de Sementes.

Publicado

2019-11-28

Como Citar

Costa, E. M., Correa, E. V., Silva, J. N., Pereira, L. S., & Duarte Guimarães, L. D. (2019). SELETIVIDADE DE SULFENTRAZONE NA CULTURA DO GIRASSOL. Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 15(6), 73-79. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ca/article/view/2869

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##