INOCULAÇÃO COM RIZÓBIO ASSOCIADO AO MANEJO DE NITROGÊNIO EM FEIJÃO COMUM

  • Roberta Vasconcelos Ramires
  • Marivaine da Silva Brasil UFMS
  • Sebastião Ferreira De Lima UFMS/CPCS
  • Cátia Aparecida Simon ESAL/USP
  • Rita de Cássia Félix Alvarez UFMS/CPCS
  • Lucymara Merquides Contardi
Palavras-chave: adubação nitrogenada, fixação biológica de N2, Phaseolus vulgaris.

Resumo

O feijoeiro comum, embora seja cultivado em todo território brasileiro, apresenta baixa produtividade, sendo uma cultura de ciclo curto exigente em fertilidade, principalmente em fósforo e nitrogênio. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta de duas cultivares de feijão comum à inoculação com Rhizobium tropici em associação ao manejo de nitrogênio. Foram instalados dois experimentos, um com o feijão Jalo precoce e outro com o feijão BRSMG Majestoso, em delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 4, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pela inoculação ou não de R. tropici nas sementes e quatro formas de adubação na semeadura/cobertura (0/0, 20/0, 0/120 e 20/100 kg ha-1 N). A aplicação de N afeta a produção e a massa seca de nódulos no feijão Jalo precoce e Majestoso. A inoculação propicia maiores teores de N foliar e de grãos para o feijão Jalo precoce. A aplicação de N em semeadura e ou em cobertura resulta em maiores teores de N foliar e de grãos para o feijão Majestoso. Obtêm-se as maiores produtividades de grãos para o feijão Jalo precoce nas maiores doses de N sem inoculação e com 20 kg ha-1 N na semeadura quando inoculado. A presença de rizóbios nativos pode ter favorecido o feijão majestoso que obteve as maiores produtividades de grãos sem o uso de N e com 20 kg na semeadura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Aparecida Simon, ESAL/USP
Cátia Aparecida Simon Doutoranda em Microbiologia Agrícola, pela ESALQ/USP. Mestre em Agronomia - Produção Vegetal, pela UFMS. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, pelo IFES.
Publicado
2018-05-04
Como Citar
Ramires, R. V., Brasil, M. da S., De Lima, S. F., Simon, C. A., Alvarez, R. de C. F., & Contardi, L. M. (2018). INOCULAÇÃO COM RIZÓBIO ASSOCIADO AO MANEJO DE NITROGÊNIO EM FEIJÃO COMUM. Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 14(1), 49-57. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ca/article/view/2108