ASPECTOS CLÍNICOS DA INFUSÃO INTRAPERITONEAL EM BOVINOS

Autores

  • Wilmar Sachetin Marçal Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • André Hiroshi Quadros Watanabe Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

concentração de íons, desequilíbrios hidroeletrolíticos e ácido básicos, fluidoterapia, homeostase, método terapêutico.

Resumo

A manutenção e a correta concentração de íons são fatores essenciais para a homeostase nos animais. Algumas enfermidades como hipocalcemia, hipoglicemia, diarreia e outras, comumente acometem bovinos, levando a desequilíbrios hidroeletrolíticos e ácido básicos. Como método terapêutico para correção dessas alterações realiza-se a fluidoterapia. Esse trabalho tem como intuito avaliar a utilização da via intraperitoneal para a administração de soluções cristalóides e outros medicamentos, avaliando-a como uma via eficaz e segura para reidratação e terapêutica dos animais enfermos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Hiroshi Quadros Watanabe, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. Bolsista do projeto Escola de Capatazes. Bolsista do projeto Prática Hospitalar em Pronto-Socorro de Moléstias Infectocontagiosas.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

Marçal, W. S., & Quadros Watanabe, A. H. (2016). ASPECTOS CLÍNICOS DA INFUSÃO INTRAPERITONEAL EM BOVINOS. Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 11(2), 01–05. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ca/article/view/1407